VEM COMIGO GENTE!

domingo, 1 de julho de 2012

Entenda como seu corpo reage após doar sangue


http://www.minhavida.com.br/saude/testes/14301-entenda-como-seu-corpo-reage-apos-doar-sangue/resultado

Entenda como seu corpo reage após doar sangue

Esclareça os mitos sobre o procedimento, que dura apenas alguns minutos


Pergunta 1: Na falta de sangue para transfusão, há algo que pode substituí-lo? 
Sua resposta: Ainda não
Nota: O hemoterapeuta Carlos Roberto Jorge, da Fundação Pró-Sangue, afirma que existem alguns substitutos sintéticos usados para retardar uma transfusão. Mas essa medida ainda não substitui o sangue humano.

Pergunta 2: Doar sangue dói? 
Sua resposta: Apenas a picada da agulha
Nota: "Algumas pessoas sentem um pequeno desconforto no momento de perfuração da agulha, mas a sensação é suportável e passa logo", explica a hematologista Sandra Satoe Kayano, responsável pelo banco de sangue do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

Pergunta 3: Em geral, quanto tempo dura a doação? 

Sua resposta: Cinco minutos
Nota: A doação dura cerca de 10 minutos, explica a enfermeira Alessandra Pontes da Silva, do Banco de Sangue Paulista. Entretanto, antes de realizar o procedimento, os doadores realizam uma entrevista e passam por rápidos exames - como o usado para diagnosticar anemia. Após a doação, os profissionais ainda pedem para o voluntário aguardar alguns minutos no local e oferecem um lanche. No total, são gastos cerca de 30 minutos.

Pergunta 4: Quanto tempo leva para o organismo repor o sangue doador? 
Sua resposta: Dois meses para os homens e três meses para as mulheres
Nota: "O volume de sangue é reposto em 24 horas, mas as proteínas levam semanas para voltarem à quantidade ideal", afirma Carlos Roberto. Por isso, para ter uma margem de segurança, homens precisam esperar dois meses para realizar uma nova doação e mulheres três.


Pergunta 5: Doar sangue altera densidade deste fluido? 
Sua resposta: Não
Nota: De acordo com Alessandra Portes, a ideia de que a doação engrossa ou afina o sangue não passa de mito. "As células do corpo humano duram cerca de 120 dias. Passada esta fase, são repostas por outras novas. Assim, o corpo entende a doação apenas como um estímulo à formação de novas células sanguíneas", afirma.

Pergunta 6: Posso contrair alguma doença através da doação de sangue? 
Sua resposta: Não
Nota: "Todo o material utilizado durante a doação de sangue é esterilizado e descartável, então não há qualquer risco de contrair uma doença durante o processo", afirma Sandra.

Pergunta 7: Doar sangue pode provocar coceira ou alergia? 
Sua resposta: Não
Nota: Se você for alérgico a algum produto utilizado durante a doação, como o esparadrapo utilizado usado para estancar o sangue, é possível que ocorra alguma reação. Mas o problema não tem relação direta ao ato de doar sangue.

Pergunta 8: Todo mundo que doa sangue passa mal depois?
Sua resposta: Não
Nota: Algumas pessoas costumam passar mal após doar sangue, mas o efeito é raro e não oferece motivo de preocupação. "Muitas vezes é apenas o nervosismo que leva a pressão a baixar, podendo provocar até desmaio. Por isso, recomenda-se que o voluntário venha sempre acompanhado", afirma o hemoterapeuta Carlos.

Pergunta 9: Ter febre alguns dias após a doação de sangue é comum? 
Sua resposta: Não
Nota: Segundo Carlos Roberto, doadores que têm febre alguns dias após doar sangue provavelmente já estavam incubando algum antígeno antes do procedimento e os sintomas do problema coincidiram de aparecer alguns dias após a doação. "Se a pessoa estava infectada com algum vírus, por exemplo, ele também foi passado para a bolsa de sangue e, por isso, todas elas passam por exames antes de entrarem em uma nova corrente sanguínea".

Nenhum comentário:

Postar um comentário